Armazenagem de materiais promocionais: entenda a importância do cuidado com este processo

por | jul 11, 2021 | Notícias | 0 Comentários

A armazenagem de materiais promocionais é um processo muito mais complexo do que parece. Não se trata apenas de contar com um depósito que vai guardar os materiais da sua marca, mas sim de um processo que precisa ser funcional e eficiente para garantir a positivação dos materiais no PDV. O bom trabalho de criação e execução nas suas suas ações de merchandising não pode correr o risco de perder seu potencial por um processo de armazenagem falho.

Geralmente, empresas que possuem a necessidade de armazenar materiais promocionais, têm duas opções: a primeira é alugar um espaço dedicado para tal, além de prover toda a infraestrutura necessária para o bom funcionamento da unidade. Despesas como água, luz, telefone, internet, segurança… E, é claro, a contratação de uma equipe capacitada para fazer o manuseio dos materiais e garantir a integridade deles durante todo o processo. É um custo que, na grande maioria das vezes, fica difícil de manter por muito tempo, além de não ser o core do negócio da empresa.

A segunda opção é contratar uma empresa especializada que faz armazenagem de produtos promocionais, como, por exemplo, a G3F. Mais do que vantagens como fluidez do processo e economia de recursos: temos muitos outros pontos que uma empresa especializada em armazenagem, transporte e positivação de materiais pode ajudar sua empresa a ter menos perdas e um processo mais fluido com suas ações promocionais. Leia neste post 5 cuidados que você precisa ter quando o assunto é a armazenagem de materiais promocionais.

1. O processo de armazenamento precisa iniciar com dados e informações relevantes para a empresa responsável pelo serviço:

Você precisa garantir que todas as informações necessárias para que o prestador do serviço de armazenamento saiba com quais materiais está lidando, o prazo de disponibilidade… Nesse caso, o cliente precisa entrar em contato com o fornecedor que fabricou os materiais para buscar as informações. 

Além das descritas acima, é necessário saber a condição das embalagens, as medidas dos volumes, todos os dados referentes à parte fiscal, e, para, ao final do processo, poder ser realizada a coleta e/ou recebimento da mercadoria para armazenamento..

2. Gestão do estoque e integridade dos materiais para uma positivação 100% correta:

Quando recebemos os materiais aqui na G3F, por exemplo, precisamos ficar atentos à gestão do estoque e integridade deles. Isso quer dizer que somos responsáveis por tomar todos os cuidados no manuseio do material promocional para evitar danos e, em alguns casos, alertar o cliente de que o material chegou até nós já danificado ou com avarias. 

Como os materiais promocionais são itens que serão expostos no ponto de venda e que têm grande papel de fortalecer a marca do cliente, precisamos garantir que estão íntegros no momento da positivação. Esse controle também é de responsabilidade da empresa que foi contratada para fazer a armazenagem dos materiais promocionais.

Ainda sobre a gestão do estoque, é importante entender todos os detalhes da demanda que foi solicitada pelo cliente, para cada ponto de venda, pois estas especificidades impactam em como cada material será armazenado e qual o processo para manusear cada um deles.

3. Cuidado com os prazos:

Cada etapa do processo de logística de materiais promocionais pode impactar no prazo final para a montagem ou positivação das ações no PDV. Justamente por isso, precisamos garantir o atendimento de prazos em todos os processos, que são a armazenagem, o endereçamento dos volumes nas posições paletes ou materiais armazenados de forma blocada, a separação no estoque, o manuseio, e até a montagem dos kits se necessário.

Qualquer deslize em alguma das etapas listadas acima pode decretar o atraso da positivação dos materiais. E esse é um dos motivos pelos quais você precisa contar com um fornecedor que tenha atenção ao processo de ponta a ponta, pois somente com este cuidado será possível garantir o atendimento dos prazos estabelecidos.

4. Alinhamento de processos:

Já falamos diversas vezes aqui no blog sobre os benefícios que uma boa estratégia de logística promocional pode trazer para a sua marca. Nesse contexto, o alinhamento de processos é um dos principais, pois na cadeia promocional temos muitas empresas envolvidas em uma entrega compleza. Os processos têm que estar bem alinhados e padronizados na execução, pois somente assim é possível reduzir perdas e ganhar eficiência. 

E a definição de processos passa por uma etapa indispensável, que é o entendimento do briefing do cliente. Com o briefing em mãos, é a hora de mapear os processos para atender à necessidade do cliente com agilidade, qualidade e eficiência.

5. Unificação de custos:

Um último ponto importante de ser observado na armazenagem de materiais promocionais, é claro, são os custos envolvidos no processo. Unificar os custos de armazenagem, transporte e positivação em um único local/fornecedor (como um operador logístico, por exemplo) traz uma grande redução de custo e aumento da qualidade do serviço prestado. 

Quanto mais unificado e centralizado em um único parceiro, menos chances de ter perdas e erros no processo. É muito melhor do que contratar transporte e positivação separadamente, pois seus materiais terão apenas um responsável, que vai garantir o alinhamento dos processos e das boas práticas de armazenagem, transporte, montagem de kits promocionais e positivação.

Se você está planejando suas novas ações de merchandising e ainda não sabe o que fazer com a armazenagem dos materiais promocionais, é o momento de colocar todos os pontos que citamos acima para tomar a sua decisão. Independentemente da finalidade do seu material, seja ele uma ação de marketing, trade marketing, endomarketing, materiais de lançamentos novos, campanhas ou eventos, é indispensável que você tenha um processo adequado de logística promocional e armazenamento para que o resultado e o impacto na sua marca seja positivo!


E aí, já está pensando em como pode ter um processo melhor de armazenagem dos seus materiais de merchandising? Temos muitas ideias, tecnologias e a estrutura necessária para atender os seus projetos com agilidade, inovação e eficiência. Acompanhe a G3F no Instagramno Linkedin, ou fale conosco aqui.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também