Cinco boas práticas de Logística Promocional: saiba como otimizar seu processo

por | jan 3, 2021 | Logística | 0 Comentários

A logística promocional conta com processos bastante complexos. São muitas etapas, pessoas e materiais envolvidos, e, por isso, toda a atenção aos detalhes é importante. Eles são o diferencial para entregar eficiência para as marcas e para criar uma experiência envolvente para o shopper no PDV.

Ter um processo fluido em toda a cadeia promocional, uma estrutura que garanta segurança no armazenamento e no transporte, contar com equipe qualificada para montagem de kits e para ativação e garantir o lead time são apenas alguns dos cuidados que empresas que entendem a importância da estratégia ao pensar em logística promocional.

Não é tão simples, mas também não tem segredo: observando alguns pontos chave dentro da organização da estrutura de merchandising, o sucesso é garantido. Neste post, você confere cinco boas práticas de logística promocional e descobre como ter um processo tranquilo e eficaz quando o assunto é a logística promocional.

1. Processo contínuo de ponta a ponta:

Um processo só é concluído quando ele funciona em todas as etapas e quando a entrega é finalizada com sucesso. Na logística promocional, não é diferente: a continuidade e a fluidez na passagem de bastão entre as etapas é um dos principais pontos a serem observados e garantidos.

Bom, na prática, o que queremos dizer neste ponto é que a chance da estratégia de logística promocional ser bem sucedida é muito maior quando todas as etapas do processo são executadas com qualidade e eficiência. 

É preciso que o transporte, o armazenamento, a segurança dos materiais, a ativação e a montagem dos kits funcionem da melhor forma possível para que a marca extraia o máximo da ação de merchandising no PDV. Qualquer falha em uma das etapas mencionadas pode colocar tudo a perder.

2. Armazenamento é tudo:

A capacidade de armazenamento dos materiais precisa ser observada com atenção: espaço útil do depósito, quantidade de posições disponíveis, agilidade na operação dos materiais para que não ocorram atrasos e a segurança no local onde ficam depositados os materiais são pontos imprescindíveis que você deve cogitar ao escolher um parceiro de logística promocional. A estrutura de movimentação e armazenamento precisa estar dentro das normas de segurança e endereçamento para cada posição palete.

Pense: existem muitos riscos de perda e atraso em toda a cadeia promocional que podem ocorrer por problemas de armazenamento. A campanha pode ser muito boa e a execução pode ser perfeita, mas se o armazenamento não for seguro, você está contando com a sorte.

3. Priorize parceiros que atuam exclusivamente com Logística Promocional:

Se você está buscando um parceiro para ajudar a operacionalizar a sua logística promocional, este é um ponto importante. Muitas empresas atuam em outros segmentos, o que pode acarretar em falta de cuidado com pontos vitais para a logística, além da dificuldade de executar um trabalho tão especializado.

Parceiros que atuam exclusivamente com logística promocional conseguem entregar mais eficiência e conhecem muito mais dos processos padrão do segmento. Toda a condução da estratégia tende a fluir muito mais, uma vez que os profissionais envolvidos e a estrutura da empresa foram pensados para entregar o melhor para a sua necessidade específica.

4. Entrega: prazos, qualidade e ativação

Cumprimento de prazos é essencial para uma estratégia de logística promocional bem sucedida. Sabemos que o segmento precisa de agilidade e qualquer problema envolvendo o tempo de transporte ou de ativação dos materiais pode prejudicar não somente a ação pensada pela marca, mas também o retorno financeiro que se espera do material.

No entanto, o prazo de entrega precisa andar lado a lado com outros dois pontos muito importantes: a qualidade do armazenamento e do transporte e a eficiência na hora da ativação. Nós consideramos que a entrega só está completa quando o material foi recebido pelo cliente no tempo certo, com qualidade e com uma ativação ágil. 

5. Monitoramento e segurança da carga de ações promocionais

O sucesso da operação de logística promocional passa, é claro, pelo controle atento de cada etapa. Justamente por isso, e também para garantir segurança, é importante que entregas e ativações contem com monitoramento online Este cuidado garante o alinhamento entre a sua expectativa e o que será entregue e ativado.

Além disso, quando o monitoramento é disponibilizado para você acompanhar, o parceiro de logística promocional pode atuar de forma muito mais ágil e eficiente para corrigir problemas na ativação, garantindo o sucesso de tudo o que foi planejado sem maiores problemas.


E aí, já está pensando em como pode melhorar a sua logística promocional? Temos muitas ideias e a estrutura necessária para atender os seus projetos com agilidade, inovação e eficiência. Acompanhe a G3F no Instagramno Linkedin, ou fale conosco aqui.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também