Como escolher um parceiro de logística promocional? 4 pontos para observar

por | maio 5, 2021 | Notícias | 0 Comentários

Escolher um parceiro para a logística promocional dos seus materiais de merchandising é uma tarefa e tanto. Esta escolha pode impactar positiva ou negativamente no sucesso das suas estratégias de material de PDV e até mesmo no êxito comercial da sua marca. Portanto, é importante ter clareza e inteligência para fazer a seleção.

Se você já trabalhou e dependeu de operadores logísticos sabe melhor do que ninguém dos problemas que pode ter com o armazenamento, o transporte e até mesmo a instalação no PDV. Certamente, você precisa buscar uma entrega de qualidade e eficiência, com um funcionamento integrado de ponta a ponta, sem dores de cabeça.

A logística promocional é importante até mesmo para a conexão da sua marca com o seu shopper. Se você deseja que ele esteja ligado verdadeiramente ao seu produto e desenvolva uma relação de confiança, é imprescindível que esse movimento seja feito desde o início do processo: a escolha do seu parceiro responsável pela logística dos materiais promocionais.

Neste post, listamos quatro pontos para observar na hora de tomar a decisão mais importante para o sucesso das suas estratégias de merchandising no PDV.

1- Conheça a estrutura, processos e equipe do operador logístico

Um bom parceiro de logística promocional conta com uma estrutura robusta de armazenamento, com muito espaço para guardar todos os materiais de merchandising em segurança e sem gerar perdas. Além disso, os veículos que fazem o transporte do material precisam ser seguros, com proteção adequada e capazes de fazer a entrega com rapidez e eficiência.

Mas não é só isso: a equipe por trás de toda essa estrutura é muito importante. As pessoas que operam maquinário e que coordenam os processos de armazenamento, transporte, ativação e montagem também precisam ser qualificadas o suficiente para garantir um processo de qualidade de ponta a ponta. Muitos profissionais estão envolvidos na cadeia promocional e os prejuízos são imensos quando uma das partes envolvidas falha.

2- Pesquise sobre a área de cobertura e sobre as opções de armazenamento e transporte:

Brasil inteiro ou apenas algumas regiões? Cobertura internacional? Transporte aéreo e terrestre? Expresso ou convencional? Quantas posições no estoque? E paletes? Ufa! Estas são apenas algumas das perguntas que você deve se fazer enquanto está avaliando um potencial parceiro de logística promocional.

Dependendo da sua estratégia e da amplitude da sua ação de merchandising, é possível que algumas empresas sequer contem com a estrutura necessária para atender a sua demanda. E é indispensável que você faça corretamente este filtro para não ter nenhuma surpresa desagradável na última hora.

3- Priorize um parceiro que atue exclusivamente com logística promocional:

Empresas que atuam com diversos segmentos além da logística promocional acabam sendo prejudiciais para o seu negócio, pois não possuem a expertise necessária para cumprir com qualidade e lead time todas as etapas. 

Explicamos: em primeiro lugar, por não priorizarem este tipo de entrega, que tem muitas especificidades e detalhes no armazenamento e transporte, por exemplo, empresas que não atuam exclusivamente com logística promocional não conseguem entregar a performance necessária para o processo.  

Em segundo lugar, por não conhecerem os procedimentos necessários de manuseio e transporte de material de merchandising, podem acontecer erros ou danos que atrasam a entrega e a ativação dos materiais no PDV.

E, por último, por muitas vezes não terem a estrutura e o conhecimento específico para o segmento de logística promocional, a passagem de bastão entre as etapas não é fluida o suficiente para garantir um processo tranquilo e rápido. No final das contas, pela falta de experiência com materiais de merchandising, estas empresas acabam entregando um trabalho inadequado ao segmento.

4- Observe o histórico e os cases de sucesso:

Sempre que você estiver escolhendo um parceiro para qualquer atividade terceirizada na sua empresa, é indispensável conhecer outros clientes e cases de sucesso dele. Saber como o parceiro lida com problemas, imprevistos e até com os processos padrão do segmento é indispensável para ter sucesso na logística promocional.

Ao tomar este cuidado, você aposta na credibilidade e na experiência para entregar o resultado que você precisa. Pesquise, consulte e converse com outras pessoas que utilizaram os serviços: a decisão vai ser muito mais fácil se você tiver as informações necessárias para escolher com clareza.


E aí, já está pensando em qual parceiro confiará para melhorar a estratégia de logística promocional? Temos muitas ideias e a estrutura necessária para atender todos os seus projetos de merchandising com agilidade, inovação e eficiência. Acompanhe a G3F no Instagram, no Linkedin, ou fale conosco aqui.

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