5 benefícios que uma boa estratégia de logística promocional podem trazer para a sua marca

por | out 27, 2020 | Destaques, Logística, Notícias | 0 Comentários

A logística promocional é uma subárea da logística tradicional que tem por objetivo auxiliar no planejamento, execução e fornecimento dos materiais promocionais das campanhas de marketing, trade marketing e merchandising. Ela é composta por várias etapas que vão desde o recebimento, armazenagem, gestão de estoques, montagem dos kits, distribuição chegando até a positivação nos pontos de venda.

Por consistir em um processo interno, feito mais nos bastidores, a logística acaba não recebendo tanta atenção quanto deveria. Mas você sabia que a logística promocional é essencial para o sucesso das suas ações promocionais?

Seja com um melhor planejamento que gera agilidade e eficiência ou com o transporte e armazenamento correto, que evita perdas e problemas operacionais, é fato que ter um cuidado especial com a logística agrega muito valor aos materiais de comunicação e divulgação da sua marca ou produto. E quem ganha é o seu consumidor, que com certeza será impactado positivamente pela sua ação.

Neste post, trouxemos 5 benefícios de uma boa estratégia de logística promocional. Além de traduzir a sua importância para as indústrias de bens de consumo, agências e empresas que investem em marketing promocional, nosso texto também traz dicas valiosas para colocar em prática toda o serviço e tecnologia que conecta você e seu cliente de uma forma duradoura e verdadeira.

1 – Planejamento logístico

Com a estratégia de logística promocional bem alinhada com o marketing promocional, é muito mais fácil ter um planejamento adequado, que permite prever problemas e apontar soluções antes mesmo de ter qualquer empecilho na produção, armazenamento, transporte ou ativação.

A preparação para o lançamento de um produto ou a elaboração de uma ação promocional complexa, em geral, demandam uma organização gigante. Isso, principalmente, levando em consideração as dimensões continentais do nosso país, que são um desafio e tanto quando o assunto é a montagem de kits promocionais ou a ativação com qualidade, agilidade e profissionalismo. Com o planejamento que uma boa estratégia logística promocional precisa, sua marca tem tudo para decolar e ter os melhores resultados!

2 – Cumprimento de prazos:

Pensou em uma ação de marketing incrível, mas tem medo de que na hora H os envolvidos no processo cometam erros e atrasos? Com uma boa estratégia de logística promocional, você pode reduzir as chances de que sua ação de marketing seja prejudicada pela falta de agilidade. 

Como isso é possível? Tendo o olhar focado para o Lead Time na produção, que é o tempo necessário para percorrer toda a cadeia de produção! Esta preocupação deve iniciar quando o seu pedido é feito e começa a ser produzido, passando desde a armazenagem, transporte, montagem e ativação, que é a entrega do produto no PDV. E qual a importância do Lead Time? Ao reduzi-lo, você diminui custos, otimiza os seus processos e por consequência tem um processo inteiro muito mais tranquilo e otimizado.

3 – Mais eficiência:

Menos tempo de espera entre as etapas da cadeia produtiva e mais praticidade para entregar ações complexas. Quando a logística promocional é bem executada, com um bom planejamento, materiais de qualidade, transporte ágil e equipe treinada para fazer a ativação corretamente, toda a sua estratégia de comunicação ganha em eficiência.

4 – Mais controle e integração das etapas (armazenamento, transporte, ativação e montagem):

A logística promocional precisa ter uma visão end to end, para que você tenha os melhores resultados com segurança e qualidade. A integração do processo é essencial para que tanto o fornecedor do serviço quanto o cliente acompanhem de perto etapa por etapa, solucionando eventuais problemas com agilidade.

A sua estratégia precisa contemplar o transporte, pensando em parceiros que operem em todo o Brasil, pelas rodovias e aeroportos do país, garantindo menores tempos de entrega e mais qualidade. 

Por sua vez, a armazenagem também é um ponto que requer atenção. Segurança na operação dos materiais, monitoramento 24 horas e uma maior capacidade de estoque fazem toda a diferença no sucesso da logística promocional.  

O processo é longo, e a ativação no PDV e a montagem de kits são a linha de chegada do sucesso para a sua logística. Neste ponto, é importante observar que os profissionais treinados e orientados para a montagem de seus materiais no ponto de venda vão ter todo o cuidado e a qualidade que sua marca precisa.

5 – Resultados cada vez melhores:

Processos bem estruturados permitem a otimização constante. Quando sua logística promocional está bem planejada, com todas as etapas funcionando corretamente e de forma eficiente, você ganha tempo. E esse tempo pode ser utilizado para buscar resultados ainda mais significativos. Você foca menos no processo operacional de ponta a ponta, pois sabe que será bem executado. 

A logística promocional ajuda você a ter mais horas no dia para pensar em ideias para suas campanhas e nos materiais promocionais (displays, expositores, mobiliário, brindes ou catálogos) que são as ferramentas para atrair o seu shopper e converter em vendas. A sua estratégia, ao lado de um processo bem estruturado, permite destinar energia e preocupação para melhorar ainda mais as suas campanhas.


E aí, já está pensando em como pode melhorar a sua logística promocional? Temos muitas ideias e a estrutura necessária para atender os seus projetos com agilidade, inovação e eficiência. Acompanhe a G3F no Instagramno Linkedin, ou fale conosco aqui.

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