Transporte na Logística Promocional: o que você precisa observar

por | mar 9, 2021 | Logística, Notícias | 0 Comentários

Todo o cuidado é pouco na hora de escolher uma empresa parceira para operacionalizar sua Logística Promocional. Os detalhes são importantes e qualquer atraso pode colocar toda a estratégia de trade marketing a perder.

A gestão de solução logística integrada pode oferecer oportunidades de melhoria, otimizações nos processos e redução de custo, mantendo qualidade e integridade dos materiais de merchandising.

Listamos neste post cinco cuidados que você precisa tomar antes de decidir qual será a empresa responsável por entregar os melhores resultados e a agilidade que você precisa, com qualidade e um preço justo.

1. Escolha o operador logístico que tenha expertise nas atividades de logística promocional de ponta a ponta: 

  • Recebimento das mercadorias e conferência fiscal: primeiras considerações realizadas 
  • Armazenagem e separação: organizada, adequada e segura
  • Manuseio e montagem de kits: com equipe treinada e capacitada
  • Embalagem: item que contribui para a integridade dos itens até o destino da entrega e a positivação/instalação
  • Transporte e Logística Reversa: O coração da logística. Sem isso é impossível a vida na logística
  • Ações no Ponto de Venda, para deixar a experiencia de compra presencial em ordem:
    • Positivação/Instalação
    • Negativação
    • Visita Técnica e Auditoria
    • Manutenção de Ativos
    • Dimensionamento e Redimensionamento
    • Descaracterização ou Descarte
    • Atendimento Pós Venda dedicado

2. Cuidado com descumprimento de prazos e atrasos na ativação dos materiais:

Na logística promocional a pontualidade de todas as etapas do processo é quem manda. Sem ela, toda a estratégia de merchandising é colocada em risco e o timing das ações e resultados no PDV são impactados negativamente. Ações de impacto e respeito com o cronograma revelam a responsabilidade e compromisso necessários.

3. Falta de segurança e monitoramento no transporte:

Segurança e monitoramento para armazenar e transportar os materiais de marketing e merchandising são pontos indiscutíveis ao estruturar sua estratégia de logística promocional.

Pensando nisso o operador logístico promocional precisa passar confiança de que o armazém seja seguro e que o transporte ocorra de forma monitorada e com condutores de atitude responsável.

4. Região de Atendimento e Modalidade de Transporte:

O operador logístico promocional promove gestão de atendimento em todas as regiões do país e o transporte é o protagonista para a carga chegar até o destino solicitado.

As modalidades de transporte proporciona dinamismo a favor dos prazos e os mais utilizados são os rodoviários e aéreos:

  • Modal Rodoviário
    • Fracionado: cargas que não ocupam a capacidade total do espaço no veículo e por isso é cobrado somente o frete pelo espaço ocupado, sem urgência no prazo de entrega;
    • Lotação ou Carga Fechada: quando a carga ocupa todo o espaço do veículo;
    • Dedicado ou Exclusivo: quando não há compartilhamento de carga, nem mesmo com produtos da mesma empresa, mas que apresentam características diferentes e especiais, mesmo que o volume seja pequeno. Trata-se de frete com possibilidade de custo alto e necessidade de entrega breve;
    • Cross Docking: distribuição para armazém ou destino final da carga, de forma imediata e rápida;
    • Courier: serviço postal de entregas (com limite de peso, dimensão e valor), geralmente feito pelos Correios, mas também é comum ocorrer por carros, vans e motos em casos de urgência;
  • Modal Aéreo
    • Convencional: consolidação de cargas para todo o país, sem brevidade no prazo de entrega;
    • Expresso ou Próximo Voo: embarques que ocorrem no próximo voo, após o despacho da mercadoria, para capitais e grandes centros;
    • Dedicado: embarque de carga com acompanhante até o destino, para capitais e grandes centros;
    • Próximo Dia: planejado para embarque para o próximo dia, após o despacho da mercadoria;
    • Hot-Line: para atender casos críticos como urgência de prazo de entrega. São embarcados no próximo voo, como bagagem e acompanhado por um colaborador da equipe do operador logístico.

5. Ações no Ponto de Venda

Onde os materiais de merchandising são usados para comunicar informações sobre determinado produto no ponto de venda.

Das ações mais importantes a positivação é a que mantem equilíbrio e ganhar a atenção do shopper. Demanda de preparo por parte do operador logístico promocional para que sejam cumpridas todas as exigências do planograma e instalação, com todos os cuidados aos detalhes.

Além da positivação são executadas visitas técnicas e auditorias, que facilitam a estruturação da estratégia e onde são observadas necessidades de dimensionamento, ou redimensionamento dos itens, tudo isso acontece com registro das as imagens e relatórios disponibilizados para alinhamento. Também ocorrem as negativações para descartes ou até mesmo manutenção de ativos e aproveitamento futuro, utilizando de logística reversa.


E aí, já está pensando em qual parceiro confiará para melhorar a estratégia de logística promocional? Temos muitas ideias e a estrutura necessária para atender todos os seus projetos de merchandising com agilidade, inovação e eficiência. Acompanhe a G3F no Instagramno Linkedin, ou fale conosco aqui.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também